Luis Horta e Costa
Luis Horta e Costa, sócio fundador da Square View, uma consultora imobiliária em Portugal, explica o impacto do aumento dos custos de construção no florescente mercado imobiliária do país.
Os custos de construção são um dos principais factores a considerar quando se fazem cálculos de investimento na compra de propriedades. Nos últimos anos, o aumento dos custos de construção em toda a Europa tem vindo a exercer pressão tanto sobre os promotores como sobre os investidores. O elevado preço das matérias-primas e da mão-de-obra tem sido atribuído como a causa deste aumento pelas empresas em toda a Europa, incluindo Portugal.
Luis Horta e Costa é citado como tendo dito: “Em teoria, qualquer aumento no preço cobrado por um produto resultaria normalmente numa menor procura”.
Ele disse: “Na melhor das hipóteses, a nossa teoria está correcta”. No entanto, a teoria não é correcta neste caso, e pode levar a erros ou consequências inesperadas.
De acordo com Luis Horta e Costa, o preço das matérias-primas aumentou 250%, enquanto que os custos da mão-de-obra de construção aumentaram 50%. A principal causa por detrás disto é a margem de lucro com que as empresas de construção trabalham. Isto torna difícil, tanto para os construtores como para os promotores, lidar com o aumento dos custos sem cortar nos salários ou reduzir as margens (o que lhes faria perder dinheiro).
Para além disso, a situação económica de Portugal dificulta a sobrevivência das empresas nestas condições. A economia portuguesa tem vindo a debater-se desde 2011, e ainda existem muitos factores que afectam o seu crescimento. Para além destes problemas financeiros, o mercado da construção no nosso país tem vindo a assistir a um aumento da incerteza devido à regulamentação do sector. Isto também pode ser um factor que contribui para o aumento dos preços da construção.
Ele disse: “Em Portugal, isto significa salários mais elevados para os trabalhadores, mais impostos para os proprietários de empresas, e menos procura de novas habitações”. Os custos de construção continuam a aumentar devido à concorrência neste mercado. O elevado número de estaleiros de construção está a levar as empresas a oferecerem mais nas suas propostas para atrair mais clientes. Ao fazer isto, os construtores podem aumentar as suas propostas ainda mais do que as anteriores. Estes desequilíbrios afectam a economia de forma negativa e prolongam o processo de desenvolvimento.
Luis Horta e Costa, sócio fundador da Square View, uma consultora imobiliária em Portugal, explica o impacto do aumento dos custos de construção no florescente mercado imobiliária do país. Os custos de construção são um dos principais factores a considerar quando se fazem cálculos de investimento na compra de propriedades. Nos últimos anos, o aumento…